
Objectivos
-
Proporcionar respostas pedagógicas e terapêuticas mais adequadas à população atendida, desenvolvendo e valorizando todas as suas capacidades, aptidões e potencialidades, assegurando as condições necessárias à sua estabilidade emocional, vivência autónoma, integração na vida activa e realização pessoal.
-
Promover a igualdade de oportunidades no acesso e sucesso educativo tendo em conta que cada criança ou jovem é um ser com um percurso único e indivisível e que tem direito a usufruir de uma cidadania plena.
-
Promover o maior envolvimento das famílias na co-responsabilização e implicação em todas as opções do processo educativo dos seus filhos, construindo em conjunto um projecto-vida.
-
Promover a integração e inclusão social, das crianças, dos jovens e adultos com necessidades especiais ou deficiências e das suas famílias, fomentando uma participação activa na sociedade enquanto cidadãos de pleno direito, no respeito pelos princípios de Normalização, Personalização, Individualização e Bem Estar.
-
Criar oportunidades que permitam desenvolver a autonomia pessoal e social, através de programas operacionais de actividades funcionais, incentivando a participação dos alunos nas dinâmicas do dia a dia, habilitando-os com competências que lhes permitam uma maior independência, maior auto-confiança e auto-estima e um efectivo bem estar bio-psico-social.
-
Promover actividades ocupacionais, oficinais e um primeiro contacto com uma actividade profissional, desenvolvendo competências, qualificações e a transição para uma vida adulta activa.
-
Promover a formação permanente dos profissionais envolvidos de forma a poderem responder com maior eficácia às diversas necessidades das crianças e jovens que nos são confiadas. É necessário encontrar respostas inovadoras e flexíveis para situações igualmente novas.
-
Alargar as parcerias com diversas entidades de modo a optimizar recursos, diversificar apoios, partilhar responsabilidades, conhecimentos, experiências e decisões - criando um leque de respostas adequadas, para a co-responsabilização pelo exercício efectivo dos direitos dos mais vulneráveis e pela garantia e promoção do seu bem estar e qualidade de vida.